Notícias - Mercado de trabalho e o inglês


O texto abaixo foi publicado no jornal Metro do dia 8 de setembro de 2008 e gera uma importante reflexão: com profissionais tão capacitados em outras habilidades, por que estamos tão atrás de nossos vizinhos quando o assunto é fluência no idioma inglês? Dê o seu palpite!


Falta de inglês torna brasileiro menos competitivo

O BRASIL é o país que mais investe em estágio na América Latina. Uma pesquisa realizada com 4.514 profissionais do Brasil, Argentina, Chile, México, Equador, Colômbia, Venezuela e Peru, pela Stanton Chase International, do Grupo Foco, mostra que 20% dos entrevistados brasileiros são estagiários. Esse percentual cai para 4% na Argentina e para 1% no México. No Brasil, os jovens com idade até 24 anos representam 25% do mercado corporativo. O país é o que apresenta maiores investimentos em programas de estágio e trainee.

Esses profissionais iniciantes são treinados para assumir cargos de responsabilidade na companhia dentro no futuro. De acordo com o estudo, 22% dos jovens entre 25 e 29 anos chegam a cargo gerencial, em média, após cinco anos de atuação. Embora possuam mais oportunidade de treinamento, os brasileiros são os menos competitivos no mercado de trabalho internacional, pois, entre os latinoamericanos, são os que menos dominam o inglês.

Apenas 64% dos profissionais brasileiros têm conhecimentos no idioma. No México o coeficiente é de 92% e na Argentina 86%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dúvidas do inglês: quando usar Miss, Mrs. ou Ms.? (e conheça o Mx.)

De onde vêm os nomes dos estados americanos?

Quanto tempo nosso cérebro leva para aprender inglês?