Mitos e verdades sobre inglês (1)

O aprendizado de um idioma é algo indispensável no mundo globalizado, mas existem muitas dúvidas em relação a como esse processo acontece e o que é necessário para se chegar lá. Nessa série de posts, tratarei separadamente de conceitos que nem sempre estão corretos, mas que outras vezes trazem a mais pura verdade.

Mito #1: Só aprende de verdade quem viaja para o exterior para estudar



Essa é uma grande inverdade.
A experiência de visitar um país anglófono (onde se fala o inglês) pode ser muito rica por uma série de aspectos: aprender sobre a cultura local, provar comidas típicas, conversar com nativos "se virando" para ser compreendido... Mas a idéia de que só assim se aprende o inglês não deve ser aceita.

O Brasil tem uma série de professores altamente capacitados, com conhecimento e propriedade para prepará-lo no idioma. Aliás, você mesmo deve conhecer alguém que fala inglês muito bem e nunca morou fora.

O melhor modo de se aprender bem é ter disciplina, fazer o que lhe é solicitado com atenção, ter um bom professor e não ter medo de ir além - você não precisa se restringir ao que o professor lhe transmite para aprender mais. Outros recursos, como música, filmes, TV a cabo e até RPG (role-playing games, aqueles jogos em que os participantes atuam como personagens de uma história) são recursos para desenvolvimento de habilidades.

É só prestar atenção no seu cotidiano: o inglês está em todos os lugares, e você deve saber mais do que imagina.
Por falar nisso, existe um grande perigo nas viagens de estudo para o exterior: as companhias. Calma, não estou falando de pessoas mal-encaradas ou bandidos, hehehe!
O fato é que muitos estudantes viajam, ficam amigos de brasileiros ao longo da viagem, por exemplo, ou de pessoas com muitas dificuldades de expressão oral, e acabam desperdiçando a oportunidade de praticar inglês com quem pode ajudá-los, preferindo conversar em português com os amigos ou tentar ajudar seu pobre colega que tem dificuldades seriíssimas de pronúncia por causa de sua língua nativa. No fim das contas, o tempo de prática acaba ficando extremamente reduzido com essas atitudes.

Se você pensa em fazer um curso no exterior, lembre-se sempre disso. Assim, você tirará o máximo dessa experiência, que é agradável, mas não pode ser considerada obrigatória. :)

Comentários

Anônimo disse…
Great blog Jamila, u always doing something new and interesting!
BTW I miss talking to you!

Smackkkk

Márcia
Ps: Do u have any new about Alline, is she in NY or back home already?

Postagens mais visitadas deste blog

Dúvidas do inglês: quando usar Miss, Mrs. ou Ms.? (e conheça o Mx.)

De onde vêm os nomes dos estados americanos?

Quanto tempo nosso cérebro leva para aprender inglês?