Cuidado com as armadilhas!

Olá, pessoal!

Vim conversar hoje sobre algo extremamente preocupante, que é a atual situação do ensino do idioma inglês no Brasil.
Estamos diante de um quadro aterrador, pois ao mesmo tempo em que escolas se multiplicam por todos os cantos, o sistema educacional também vem produzindo profissionais pouco qualificados para o ensino (e para todas as outras áreas também, infelizmente), o que resulta em um quadro triste de ensino de baixíssima qualidade. Todos sonham aprender inglês, mas poucos vão além do verbo 'to be' - não sem deixar algumas mensalidades no bolso de alguém que faz promessas incríveis.

Soma-se a isso o atual imediatismo das pessoas e a busca desesperada por fórmulas mágicas: "emagreça dormindo!", "aprenda inglês em um ano!" Existe uma tendência cada vez mais de se desejar soluções imediatas para processos que demandam tempo e dedicação.

Assim como eu não posso fazer com que o bebê que eu trago na barriga (sim, estou grávida! :D) nasça em 4 meses porque assim é a minha vontade, acho importante que as pessoas compreendam que o processo de aquisição de conhecimento também não é imediato e exige empenho por parte do interessado.

É esse desespero por fórmulas mágicas que produz aberrações como o "método" supostamente "criado"* pelo senhor Dangelo Ciccarini, que esteve recentemente dando uma entrevista no programa do Jô Soares e que conseguiu vender um curso totalmente equivocado à Secretaria da Educação do Rio de Janeiro (!!!!).
O senhor Dangelo demonstra parcos conhecimentos no idioma que pretende "ensinar", mas o que me assusta mais é que um órgão público não tenha sido capaz de perceber a inconsistência do material, para não falar de sua inadequação.

Eu poderia discorrer um tanto sobre tudo isso, mas vou preferir apresentar a vocês os vídeos gravados por  Rafael Lanzetti Ayres Faria, mestre em Linguística Aplicada e extremamente qualificado para contestar o nonsense por trás do método do Sr. Dangelo.

*"criado" entre aspas porque o que ele explica pode ser encontrado em qualquer livro razoável sobre pronúncia de inglês.

PARTE 1:
http://www.youtube.com/watch?v=vRDWATueWZ4

PARTE 2:
http://www.youtube.com/watch?v=cDvgzjbI-X8&feature=channel

PARTE 3:
http://www.youtube.com/watch?v=Lyy4F1BezRs&feature=channel

Um abraço e olho aberto! :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dúvidas do inglês: quando usar Miss, Mrs. ou Ms.? (e conheça o Mx.)

De onde vêm os nomes dos estados americanos?

Quanto tempo nosso cérebro leva para aprender inglês?