O fantasma do ‘começa-e-para’

Happy New Year! Depois de um longo hiato, estou de volta às postagens do blog 'Tudo sobre Inglês'. Hoje, eu gostaria de falar sobre um problema que aflige uma grande parcela dos adultos que buscam cursos de idiomas: começar é relativamente fácil... Mas e terminar o curso?

Acontecimentos como mudança de emprego, dificuldades financeiras, desmotivação, nascimento de filhos e muitas outras coisas inevitavelmente pesam sobre as escolhas das pessoas, e o curso de idiomas muitas vezes é obrigado a 'ficar na geladeira' nesse período. No entanto, quanto mais tempo fica-se longe das aulas, mais se esquece o conteúdo que já havia sido visto, e quando as aulas são retomadas, parte do investimento anterior é perdido, pois o aluno precisa rever uma série de assuntos e recuperar o ritmo.

Se você está pensando em iniciar um curso de idiomas, seguem algumas dicas importantes para que você seja bem-sucedido:

1) Planeje-se financeiramente – Não caia em promessas caras e que prometem resultados a curtíssimo prazo. Seu cérebro tem um ritmo para absorção de conteúdo e muitos métodos 'revolucionários' que aparecem por aí infelizmente são golpes de marketing que não entregam ao aluno o resultado prometido. Escolha uma solução que caiba no seu bolso e cuja proposta esteja de acordo com suas expectativas.

2) Conheça o sistema de ensino – A maioria das escolas de idiomas – e mesmo professores particulares, como eu – oferecem a possibilidade de uma aula experimental gratuita. Essa é uma ótima oportunidade de confirmar se o método e a estrutura do curso vão lhe agradar antes de firmar um compromisso com um profissional ou instituição. O ideal é buscar soluções que lhe ofereçam o máximo de personalização possível – assim, você terá certeza de que suas necessidades individuais serão levadas em consideração e que seu ritmo e sua forma de aprender serão respeitados. Quando o assunto é estudar, ser apenas mais um no meio de um grupo muitas vezes não vai levar você ao resultado que você deseja. Desse modo, você também reduz as chances de se frustrar com as aulas rapidamente e abandonar o curso.

3) Não se deixe levar pelo impulso – Promessas mirabolantes, vendedores convincentes, tecnologia de última geração... Dominar o inglês é um sonho para muitos, mas antes de acreditar em tudo que lhe prometem, estude possibilidades. Muitas pessoas estão particularmente motivadas a começar um curso no início do ano, época em que temos muitos planos e expectativas. Mantenha seus pés no chão para não se arrepender depois!

4) Organize seu tempo – Academia, pós-graduação, supermercado, happy hour com os amigos... Ufa! A vida em grandes cidades como São Paulo pode ser bastante corrida (isso porque nem falei do trânsito ainda, hehehehe!). Se você quer começar a estudar, lembre-se que é importante ter tempo não só para comparecer às aulas, mas também para revisar o conteúdo estudado e para fazer as tarefas extra-classe. Quanto mais contato você puder ter com o que está aprendendo, melhor a assimilação e mais tranqüilo o seu progresso.

Seguindo essas dicas, você certamente reduzirá as chances de abandonar seus estudos e caminhará mais seguramente para uma formação em inglês que seja duradoura e que lhe ajude em sua vida profissional e pessoal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dúvidas do inglês: quando usar Miss, Mrs. ou Ms.? (e conheça o Mx.)

De onde vêm os nomes dos estados americanos?

Quanto tempo nosso cérebro leva para aprender inglês?