Estou no nível intermediário. E agora?




Hello!
Depois de merecidas férias, aqui está o primeiro post de 2010.

A questão de que venho tratar hoje é muito mais comum do que imaginamos, e talvez esteja acontecendo até mesmo com você.

É comum que alunos que estão no nível intermediario sintam-se numa espécie de limbo, como se estivesse havendo pouco ou nenhum progresso. Esse é, inclusive, um fator de peso em algumas desistências de cursos causadas por desmotivação do aluno.

Afinal, o início normalmente traz muito entusiasmo: de repente você é capaz de entender algo naquela música, responder perguntas e manter diálogos simples, algo impensável até então. Já o nível avançado cintila no horizonte, como se prometesse um domínio impecável do idioma e a sensação constante de autoconfiança.

Nos níveis intermediário e intermediário alto, as fundações já estão lançadas e o desenvolvimento de habilidades ganha outro contorno, algumas vezes caracterizado pela volta a tópicos já estudados para que estes sejam expandidos. Com isso, o aluno pode pensar estar fazendo apenas revisões que não estão acrescentando à sua formação, mas isso não é verdade.

A etapa intermediária do curso é crucial para o seu sucesso, pois é nela que você vai começar a descobrir estruturas mais sofisticadas e expandir seu vocabulário razoavelmente, entre várias outras habilidades que serão adquiridas e aprimoradas. Cabe também ao professor valorizar o desempenho do aluno e indicar o tipo de evolução que está acontecendo, mas sua ansiedade pode pesar negativamente na impressão que você tem de você mesmo ("puxa vida, já estou estudando há um ano e ainda tenho mais três livros para fazer...").

Estamos em uma era de comunicação rápida, de competitividade no mercado e de grandes exigências profissionais, mas não deixe a impaciência e o excesso de autocobrança atrapalharem seus estudos. Além disso, lembre-se sempre: se você abandonar o barco no meio da viagem, já não poderá continuar do mesmo ponto se resolver retomar essa jornada.

Respeite seu ritmo e seja paciente - o aprendizado não ocorre num piscar de olhos e exige esforço de sua parte. Com uma atitude de positividade e perseverança, você atingirá o resultado que busca!

Um abraço!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dúvidas do inglês: quando usar Miss, Mrs. ou Ms.? (e conheça o Mx.)

De onde vêm os nomes dos estados americanos?

Quanto tempo nosso cérebro leva para aprender inglês?